Passei Mais de 10 Dias Inteiros Assistindo a Filmes e Séries Durante a Pandemia!

Esse fim de semana fez exatos 90 dias que estou em quarentena. Não tem sido fácil para ninguém. Mais difícil ainda para quem está impossibilitado de trabalhar por causa da pandemia. Eu trabalho com audiovisual e nosso laboro é pesado. Costumo trabalhar semanas seguidas sem folga, diárias de 12, 18, às vezes passando de 20 horas. E eu amo trabalhar. Eu era aquela criança que, durante a festa junina, preferia ficar na barraquinha trabalhando do que ir curtir. E trabalhar com audiovisual para mim é um privilégio. De repente, ser impossibilitado de trabalhar, tem sido duro. Mergulhei em filmes e séries. E, como não consigo ficar sem produzir, resolvi catalogar tudo o que assisti nesses 3 meses neste blog, com o simples intuito de compartilhar e trocar informações. Para que você entenda melhor essa viagem, explico um pouco mais de mim.

Sou apaixonado pela sétima arte desde que me conheço por gente, sempre assisti a muitos filmes e séries. Sempre tive também uma curiosidade de entender como essas obras eram realizadas. Soma-se a isso uma paixão pela fotografia: tive a oportunidade de ter minha primeira câmera fotográfica aos 7 anos e, desde então, não parei de clicar.

Acabei me formando em publicidade e indo trabalhar com marketing esportivo por muitos anos. Sabe como é, caí na falácia de que a publicidade é o cinema que dá dinheiro. Mas não tinha como, essa paixão, cedo ou tarde, me levaria a trabalhar com audiovisual. E não teve outra, fui estudar cinema e no primeiro set que vivi me apaixonei ainda mais pela arte que é criar uma produção audiovisual. Mais especificamente, pela área de câmera.

Parte do que mais me impressiona e apaixona em todo set que eu participo é a quantidade de pessoas envolvidas para fazer com que a produção aconteça. Muitas vezes há dezenas e dezenas de pessoas no set. Não há como realizar uma grande produção sem um grande número de pessoas.

E esse é um dos maiores problemas que o setor enfrenta por causa da pandemia. Não se pode aglomerar, por isso, é impossível seguirmos trabalhando, nem se quisermos, nem se tivermos clientes querendo nosso serviço. Não vivenciar o set está sendo bastante pesado! Que saudades! Mais difícil ainda é não saber quando tudo isso vai acabar e quando poderemos voltar a ter uma renda estável novamente.

Essa pandemia foi um soco no estômago, um knockout. Em 13 de Março, o dia em que entrei em quarentena forçadamente, fiquei completamente atônito, entorpecido, paralisado, ao ver todos os meus trabalhos caindo. Eram mais de 20 diárias que ocorreriam até meados de abril. Todas perdidas ou adiadas indefinidamente.

Como reação, por puro instinto, mergulhei em filmes e séries dos mais variados gêneros. Sem pensar muito, sem ordenar, sem planejar, simplesmente apertei play no máximo que consegui. A arte me salvou, me fortaleceu, me ajudou a superar os momentos mais difíceis.

Adoro filmes clássicos e icônicos, de grandes diretores, não me leve a mal. Mas também adoro comédias pastelonas e filmes ruins. Aqueles bem ruins mesmo! Tão ruins que se tornam maravilhosos! E tenho visto de tudo.

Ao todo foram mais de 80 obras. Mais precisamente, 25 séries – um total de mais de 430 episódios – 52 longas, 1 média e 2 curtas-metragens desde que tudo isso começou. Isso representa um total de 17.280 minutos assistidos, mais precisamente, 288 horas ou 12 dias. Dos 90 dias em quarentena, 12 foram passados à frente da TV. E esse número só aumenta.

Sim, agora que as coisas assentaram e que percebemos que nada vai se resolver tão cedo – no audiovisual não temos a menor perspectiva de retorno – resolvi tabular tudo o que vi e descobri que a análise estatística, os dados, o estudo do que está acontecendo, é muito valioso para tomarmos decisões mais assertivas. Fica a dica estado!

Por exemplo, de tudo que assisti 78% veio da América do Norte. 75% dos filmes são referentes à década de 2010 para cá. 50% dos filmes tinha o Drama como gênero, 36% a comédia e 15% fantasia. 5% são filmes de Zumbis, sim adoro esse gênero!

O fácil acesso a filmes e séries desses locais, principalmente dos EUA, e o fato de que eu estava buscando mais por entretenimento do que por qualquer outra questão, ajudam a explicar os números. Agora eu vou realizar uma curadoria mais diversa e seguirei postando por aqui, já que gostei da brincadeira.

Abaixo a lista de tudo que vi até agora, sobre os quais irei postar ao longo das próximas semanas uma análise completa aqui no blog. Conforme for postando, linkarei as páginas aos filmes aqui.

  1. A Vida Invisível
  2. Assunto de Família
  3. Bacurau
  4. Better Call Saul
  5. Capitão Fantástico
  6. O Cristal Encantado
  7. O Cristal Encantado: A Era da Resistência
  8. Meu Nome é Dolemite
  9. Explicando
  10. Ninguém Tá Olhando
  11. Rick n Morty
  12. Snowden
  13. Years and Years
  14. Zodíaco
  15. The Morning Show
  16. See
  17. The Twilight Zone
  18. Homens?
  19. Fleabag
  20. The Office
  21. Brazil
  22. A Morte de Stalin
  23. O Primeiro Mentiroso
  24. Malcom X
  25. O Que Fazemos Nas Sombras
  26. Duna
  27. Pi
  28. O Tick
  29. Junho: O Mês que Abalou o Brasil
  30. Tully
  31. Maravilhosa Sra Maisel
  32. Hunters
  33. Guava Island
  34. Projeto Flórida
  35. Battlestar Galatica
  36. Airplane
  37. Children of Men
  38. Darkest Hour
  39. Dawn of the Dead
  40. As Golpistas
  41. Lady Bird
  42. Shaun of the Dead
  43. Snowpiercer
  44. É o Fim
  45. Upload
  46. Hereditário
  47. A Máfia dos Tigres
  48. Jerry Seinfeld: 23h to Kill
  49. Brooklyn 99
  50. Perdi Meu Corpo
  51. The Good Place
  52. Bojack Horseman
  53. Joias Brutas
  54. A Chegada
  55. What Did Jack Do
  56. Okja
  57. A Indústria Americana
  58. Serei Amado Antes de Morrer
  59. O Homem Duplicado
  60. Incêndios
  61. Next Floor
  62. Jojo Rabbit
  63. Coração Selvagem
  64. 28 Days Later
  65. Contágio
  66. Entre Facas e Segredos
  67. Ford v Ferrari
  68. Os Suspeitos
  69. O Hospedeiro
  70. Arremesso Final
  71. 18 Presentes
  72. Lazzaro Felice
  73. El Secreto de Sus Ojos
  74. Twin Peaks (Temporadas originais)
  75. Handmaid’s Tale
  76. 1917
  77. Irmãos Freitas
  78. Reality Z
  79. The 100
  80. El Presidente
  81. Cisne Negro
  82. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
  83. Superstore
  84. Space Force
  85. Madam C.J. Walker

 

Artigos Recentes

Chronos

Como seria o mundo em lockdown sem meios de comunicação? A adaptação ao “novo normal” vem rápido: máscaras, álcool gel e limpeza de tudo que

Saiba mais

É o Fim!

É o Fim! Eu adoro filme ruim. Não posso evitar, de vez em quando eu preciso dar aquele teco de filme ruim pro corpo se

Saiba mais

The Good Place

Elenor morreu e descobriu que sim, existe um paraíso. O único problema é que ela foi uma pessoa terrível na Terra e, por sua sorte,

Saiba mais

Perdi Meu Corpo

Essa animação francesa incrivelmente maluca já começa de uma forma que você já se contorce inteiro: com um terrível acidente em que um garoto perde

Saiba mais

A Pulsão

Pulsão é um impulso energético que parte de dentro e molda nossas ações e nos conduz em direção às nossas realizações. E não há nada melhor para definir a nossa maneira de trabalhar. O cinema sempre foi uma paixão, desde criança quando assistíamos extasiados aos filmes das décadas de 80 e início de 90. Atiçou tanta a curiosidade que nos fez buscar entender como aquilo, que só acontecia dentro daquela tela gigante, era possível. Essas experiências colocaram no sangue a necessidade de criar as nossas próprias histórias. E através de muito empenho, conseguimos transformar esse sonho em realidade. Já contamos inúmeras histórias, nossas e de muitos outros. E é essa paixão que nos faz pulsar para seguir contando.